Renovados terminais rodoviários das Camélias e Asprela abrem hoje no Porto
Os terminais rodoviários das Camélias e da Asprela, no Porto, reabrem hoje ao público após obras de renovação, prontos para receber as linhas interurbanas vindas do sul e norte e retirando autocarros do centro da cidade.
A reabilitação do Terminal das Camélias passou pela renovação da zona de embarque/desembarque, composta por cinco cais, e uma zona de apoio para estacionamento de longa duração dos veículos afetos ao transporte público de passageiros, dotando todo o espaço de melhores condições de acessibilidade, conforto e segurança, tanto para operadores como para passageiros. Incluiu a melhoria das paragens, condições de acesso e espera, sinalética, arranjo paisagístico do espaço e ainda a criação de uma sala de espera com apoio de cafetaria e WC, até agora inexistente.
A conclusão da empreitada permite também organizar o serviço interurbano em transporte público pesado de passageiros proveniente de sul da cidade, de modo a reduzir o volume de circulações de autocarros no centro do Porto.
Mais conforto para os passageiros
Já no Pólo da Asprela, composto pelo Terminal do Hospital de São João e pelo Terminal do Pólo Universitário, as obras visaram a dotação de condições de conforto para o transporte rodoviário de passageiros junto a ambas as estações de Metro com o mesmo nome.
Neste grande Pólo Intermodal da Asprela coexistirão os serviços de Metro, STCP, AMP, CIM do Tâmega e Sousa e CIM do Ave.
No caso do Terminal do Hospital de São João, houve um aumento do espaço de cobertura, materializando um verdadeiro interface multimodal, passando a existir um edifício com Loja Andante, cafetaria, WC’s e uma sala de descanso para os trabalhadores da Metro e da STCP, substituindo instalações provisórias há muito aí instaladas.
Estão assim criadas condições para a ligação entre a Linha Amarela e os autocarros da STCP, num espaço coberto e confortável para os clientes. Neste terminal, os passageiros poderão encontrar serviços STCP, a Linha D do Metro e serviços rodoviários que estabeleçam ligações Nascente/Poente e Poente Nascente, entre eles da AMP.
Pólo universitário melhor servido
O Terminal do Pólo Universitário na Rua Alfredo Allen, para além da estação de metro, será utilizado por operadores privados, que terão aí o términus das suas linhas, e prevê a existência de paragens de embarque/desembarque. Também neste terminal existe um edifício com sala de espera, cafetaria, quiosque e WC’s para apoio e conforto dos passageiros. Inclui ainda uma zona de estacionamento, localizada na Rua Manuel Pacheco Miranda, com cerca de 29 lugares, destinada a veículos pesados de passageiros que necessitem fazer tempo de paragem mais alargado.
Neste terminal, os passageiros poderão encontrar a Linha D do Metro e serviços rodoviários provenientes de Norte e Nascente, provenientes das CIM’s do Tâmega e Sousa e do Ave, serviços da AMP e serviços expresso.
Em ambos os terminais e nas zonas de cais de embarque/desembarque está em curso a instalação de elementos de sinalética próprios para disponibilizar informação multimodal aos passageiros de transporte público.
Menos autocarros em frente ao Hospital de S. João
A consolidação do Pólo da Asprela permite não só a reorganização da oferta do serviço interurbano em transporte público pesado de passageiros, como também vai contribuir para a redução do volume de circulações de autocarros de serviço interurbano no centro do Porto e na frente do Hospital de São João.
Este Pólo Intermodal da Asprela em termos de procura movimentará um número de passageiros e de autocarros interurbanos equivalente ao Terminal Intermodal de Campanhã, inaugurado há quase um ano.
Paralelamente à abertura do Terminal das Camélias e do Pólo da Asprela será desativado, também a partir do dia 1 de junho, o terminal Régulo Magauanha, junto às instalações do INEM, no centro da cidade.
Com estes novos equipamentos, fecha-se o anel que circunda a cidade.
Todas as infraestruturas são geridas pela STCP Serviços.
A abertura das duas infraestruturas cumpre uma prioridade assumida pelo Município do Porto de promoção do cidadão multimodal, de aposta no transporte público eficiente e sustentável, contribuindo para a descarbonização assumida no Pacto do Porto para o Clima, bem como da retirada de transporte rodoviário do centro da cidade.