Saltar para o conteúdo da página

Notícias

Voltar
Regimento de Sapadores Bombeiros realizou simulacro no Terminal Intermodal de Campanhã

Regimento de Sapadores Bombeiros realizou simulacro no Terminal Intermodal de Campanhã

O alerta foi dado pelas 23h52 de domingo. O Regimento de Sapadores Bombeiros foi chamado ao Terminal Intermodal de Campanhã (TIC) para combater um incêndio, com foco num veículo pesado de passageiros. O simulacro teve como objetivo testar os planos de emergência interno e externo, especialmente a comunicação e articulação das diversas entidades envolvidas nas ações de socorro.

O vigilante do TIC detetou o incêndio na gare e, apesar dos esforços com os meios de primeira intervenção disponíveis no local, foi necessário acionar os meios de socorro. Ao chegar ao local, o comandante operacional do Regimento de Sapadores Bombeiros assumiu o controlo das operações de combate ao incêndio e resgate da vítima, que apresentava queimaduras graves após tentar extinguir o fogo.

Entretanto, a evacuação do Terminal decorria como previsto, tendo os utilizadores sido encaminhados para os pontos de encontro existentes (jardim e rotunda) e outro adicional colocado à saída da gare.

A realização de simulacros bianuais, além de ser uma exigência legal, tem um papel fundamental para avaliar e testar a capacidade de reação e a resposta dos profissionais e equipas de segurança a um eventual incêndio que ocorra na infraestrutura.

Nesta ação estiveram envolvidos diversos agentes do Regimento de Sapadores Bombeiros e as entidades cooperantes, nomeadamente a STCP Serviços e a ATIV, num total de três viaturas e cerca de 20 elementos.

Fonte: Porto.