Saltar para o conteúdo da página

Notícias

Voltar
Táxi Saúde +65 celebra primeiro aniversário

Táxi Saúde +65 celebra primeiro aniversário

Um ano depois do lançamento, o serviço Táxi Saúde +65 já superou a barreira das 28 mil viagens. Esta iniciativa permitiu a mais de três mil portuenses com 65 ou mais anos de idade deslocar-se em táxi, por motivos de saúde, a um preço fixo de dois euros por viagem. O Município assume o diferencial entre o custo para o cliente e o custo do serviço de deslocação.

Lançado em março de 2022, o Táxi Saúde +65 é gerido pela STCP Serviços (desde o dia 1 de julho de 2022) e permite aos munícipes deslocarem-se para os estabelecimentos de saúde, públicos e privados, existentes no concelho a um preço fixo.

Disponível a toda a hora e a qualquer dia, para usufruir deste serviço os portuenses só precisam de ter o cartão Porto. que lhe garante 12 viagens de táxi por ano. Até ao momento mais de 3.000 portuenses já usufruíram deste programa que permite uma deslocação confortável a pessoas que em muitos casos apresentam limitações ao nível da mobilidade, podendo este serviço ser previamente solicitado por telefone, num modelo de transporte a pedido.

Edite Silva, portuense e utilizadora do serviço, destaca "a pontualidade e a excelente prestação do serviço" e agradece o facto de "ter um serviço dedicado às pessoas mais velhas". Já Virgínia Oliveira salienta o facto deste serviço ter sido criado “numa excelente altura” tornando-se rapidamente numa "grande ajuda nesta fase" em que “o marido se encontra doente”. 

O Município do Porto assume, com as centrais Raditaxis e Táxis Invicta, o diferencial entre o custo para o cliente e o custo do serviço de deslocação. Para Agostinho Seixas, Presidente da Raditaxis, é “um prazer e uma honra colocar o Táxi do Porto ao serviço do Município e dos seus munícipes numa causa tão Nobre. O Município do Porto está claramente de parabéns pela excelente iniciativa que previne e minimiza algumas das vulnerabilidades que caracterizam a população com mais de 65 anos que reside no concelho do Porto.” Já para a Táxis Invicta, o modelo “tem sido muito bem-sucedido", "tem sido um grande sucesso, proporcionando benefícios tangíveis para os utentes, os motoristas e a comunidade em geral”.

Depois de uma experiência do serviço de transporte em táxi para o programa de vacinação no âmbito da pandemia, implementada em parceria com as centrais Raditáxis e Táxis Invicta, que permitiu testar o modelo, o Município decidiu renovar esta parceria com as duas centrais de táxi e alargar a iniciativa a qualquer deslocação por motivo de saúde, para todos os cidadãos com 65 ou mais anos de idade a residir no Porto.