Saltar para o conteúdo da página

Notícias

Voltar
Serviço Táxi Saúde +65 já fez mais de 15 mil viagens em 2022

Serviço Táxi Saúde +65 já fez mais de 15 mil viagens em 2022

O serviço Táxi Saúde +65, disponível desde março, já superou a barreira das 15.000 viagens em 2022, tendo permitido a mais de 3.000 portuenses com mais de 65 anos deslocar-se em táxi, por motivos de saúde, a um preço fixo de dois euros por viagem.

Desde março deste ano que ir ao centro de saúde ou ao hospital passou a ser mais barato para os munícipes do Porto que tenham 65 anos ou mais. Para usufruir deste serviço os portuenses só precisam de ter o cartão Porto. que lhe garante 12 viagens de táxi por ano a um custo de dois euros cada. Para todos os portadores do cartão Porto. com mais de 65 anos o serviço renova-se automaticamente no arranque de 2023.

Até ao momento cerca de 3.000 portuenses já usufruíram deste programa que permite uma deslocação confortável a pessoas com mais de 65 anos, que em muitos casos apresentam limitações ao nível da mobilidade, podendo este serviço ser previamente solicitado por telefone, num modelo de transporte a pedido.

Depois de uma experiência do serviço de transporte em táxi para o programa de vacinação no âmbito da pandemia, implementada em parceria com as centrais Raditáxis e Táxis Invicta, que permitiu testar o modelo, o Município decidiu alargar esta iniciativa a qualquer deslocação por motivo de saúde, para todos os cidadãos com 65 ou mais anos de idade a residir no Porto.

Este serviço permite que as pessoas façam a deslocação entre a residência e os hospitais ou unidades de saúde do Serviço Nacional de Saúde e hospitais privados no Porto, em táxi, pelo preço correspondente ao bilhete ocasional adquirido a bordo de um autocarro.

O serviço Táxi Saúde +65 está disponível 24 horas por dia. Para usufruir deste serviço, a chamada de táxi deve ser feita através do número de telefone 939 955 263 (chamada para a rede fixa nacional) e a deslocação deve ser feita a partir da morada que consta no cartão Porto. até um centro de saúde ou hospital, público ou privado, situado no Município do Porto, ou no percurso de regresso ao domicílio a partir de um desses estabelecimentos de saúde.

Cada pessoa pode usufruir de um máximo de 12 viagens por ano. As utilizações serão descontadas no momento da solicitação do serviço e o cartão Porto. deve ser sempre apresentado ao motorista de táxi no início da deslocação.

Fonte: Porto.