Saltar para o conteúdo da página

Notícias

Voltar
Painéis de Mensagem Variável mostram ocupação dos parques de estacionamento

Painéis de Mensagem Variável mostram ocupação dos parques de estacionamento

Os painéis de mensagem variável instalados na cidade têm mais informação a dar aos condutores. Além dos condicionamentos de trânsito ou tempos de viagem de determinados percursos foi também integrada informação sobre o estado de ocupação dos parques de estacionamento pagos.

O serviço, atualizado em tempo real, vai permitir aos condutores saber o estado de ocupação dos parques de estacionamento da Alfândega, Casa da Música, Cardosas, Duque de Loulé, Palácio da Justiça, Praça de Lisboa (que inclui Carlos Alberto e Praça dos Leões), e ainda os da Trindade e Ribeira.

Neste momento, a informação já é disponibilizada nos equipamentos instalados nas ruas de São Brás e Faria Guimarães e na Avenida de Paiva Couceiro.

Atendendo à proximidade entre os painéis de mensagem variável e parques de estacionamento, a informação é proporcionada em formato rotativo, intercalando com a restante informação já disponibilizada.

A disponibilização digital da lotação dos parques de estacionamento pretende contribuir para a melhoria das condições de circulação e para a quantidade e qualidade da informação de trânsito oferecida ao cidadão.

A utilização dos painéis de mensagem variável para transmissão desta informação em tempo real resulta de uma parceria da Câmara do Porto com a STCP Serviços e a SABA, sendo a rede de comunicações de suporte assegurada pela Porto Digital.

A instalação desta tecnologia e o desenvolvimento necessário para a disponibilização do serviço resultam do projeto europeu Cooperative-Streets, no qual o Município do Porto participa, estando já prevista a aquisição de mais equipamentos ao longo do ano.

O Cooperative-Streets teve início em 2019, com a modernização dos sistemas de gestão de tráfego, sendo financiado pelo Município do Porto em mais de 2,6 milhões de euros e pelo Estado em mais de 31,4 milhões (50% dos quais provenientes do programa Mecanismo Interligar a Europa – MIE (Connecting Europe Facility – CEF)).

O C-Streets surge no seguimento da implementação, a nível nacional, do C-Roads (Cooperative Roads) e os seus alicerces assentam sobre os Sistemas Inteligentes de Transportes e Transformação Digital aplicada ao transporte e Implantação de Serviços C-ITS (Cooperative Inteligent Transport Systems).

Os objetivos do projeto são a partilha e reutilização de informação, o desenvolvimento de soluções de mobilidade como Serviço (Mobility as a Service - MaaS), a promoção do transporte intermodal público eficaz e acessível, a redução de incidentes e acidentes, a evolução do conceito de sustentabilidade e a descarbonização.

Fonte: Porto.