Saltar para o conteúdo da página

Notícias

Voltar
Mais de um milhão de pessoas já utilizou o Terminal Intermodal de Campanhã

Mais de um milhão de pessoas já utilizou o Terminal Intermodal de Campanhã

O Terminal Intermodal de Campanhã (TIC) já recebeu mais de um milhão de passageiros desde a sua inauguração a 20 de julho deste ano. Só durante o mês de dezembro mais de 300 mil pessoas chegaram ou partiram de Campanhã. Nas horas de mais tráfego, o TIC chega a receber um autocarro por minuto.

“Para nós é um motivo de grande satisfação", afirma a gerente da STCP Serviços. Para Teresa Stalisnau, "atingirmos a marca de um milhão de passageiros antes do final do ano é a prova de que o Terminal Intermodal de Campanhã é, efetivamente, uma infraestrutura marcante para a mobilidade da cidade do Porto. Foram seis meses intensos de aprendizagem e de melhoria contínua".

Com sete transportadoras a operarem no terminal, o TIC viu a sua oferta triplicar em novembro com o aparecimento de novas linhas e a chegada de mais um operador. Assumindo-se como “o grande hub distribuidor de fluxos”, o TIC procura libertar o centro urbano da circulação de veículos pesados de passageiros que não os de sistema de transporte urbano.

Com um investimento de mais de 13 milhões de euros e com uma área verde superior a 4,6 hectares, o terminal tem como principais objetivos a promoção do cidadão multimodal, a aposta no transporte público eficiente e sustentável e a redução de 1776 tep (toneladas equivalentes de petróleo) no centro da cidade, um contributo fundamental para o objetivo do Pacto do Porto para o Clima, de atingir a neutralidade carbónica na cidade até 2030.

Recorde-se que o TIC nasceu, em julho, como uma infraestrutura pensada para aumentar a qualidade de vida dos cidadãos, os que visitam a cidade pela qualidade no serviço à chegada, e os portuenses que dali partem para várias cidades da Europa, beneficiando ainda da redução de autocarros no centro urbano.

Fonte: Porto.