Saltar para o conteúdo da página

Notícias

Voltar
Escadas Monte dos Judeus nomeadas para Prémio Forma 2022

Escadas Monte dos Judeus nomeadas para Prémio Forma 2022

As Escadas do Monte dos Judeus estão nomeadas para o Prémio Forma 2022, um prémio nacional de arquitetura que distingue as melhores obras de nova construção executadas no território nacional.


O projeto está nomeado na categoria C4 de Espaço Público e concorre juntamente com o “Percurso Acessível à Basílica da Estrela”, a “Passagem Pedonal”, o “Auditório CCB” e a “Requalificação Espaços Exteriores – Alameda do Beato”. O vencedor será conhecido em Novembro.


Os Prémios Forma têm como objetivo incentivar e promover os arquitetos e a qualidade na arquitetura através da inovação na construção e a valorização da paisagem e premiar obras de nova construção realizadas em todo o território de Portugal que se distingam pela sua qualidade e singularidade.


Recorde-se que as ligações mecanizadas na zona de Miragaia estão em pleno funcionamento desde junho de 2020 e pretendem atenuar o trajeto feito a pé entre a cota alta e a cota baixa da cidade. A intervenção consistiu na introdução de escadas mecanizadas, de novas rampas de acesso e na recuperação de pavimento e estruturas pré-existentes.


Enquadrada numa estratégia geral de desenvolvimento de uma rede interligada de percursos pedonais assistidos por meios mecanizados numa das zonas com orografia mais difícil do centro do Porto, esta obra pretende resolver a ausência de ligação entre Miragaia e a Cordoaria, facilitando o acesso da população que vive nesta zona ao Hospital de Santo António e a outros equipamentos existentes na cota alta.